O que é FPS?

O FPS ou Fator de Proteção Solar é aquele número grande que aparece nos rótulos do filtro solar.

 

 

Falando o tecniquês, o FPS é uma razão entre a dose do raio ultravioleta B (UVB) necessária para levar a uma discreta vermelhidão (dose eritematosa mínima) numa área de pele com filtro solar e outra sem, desprotegida

 

Traduzindo, ele indica quantas vezes mais você está protegido de uma queimadura solar usando o filtro, comparado com a mesma exposição ao sol, sem ele. 

 

Por exemplo: se você, sem o filtro, fica vermelho com uma determinada dose de UVB, com um filtro de FPS 30 você só vai queimar com uma dose 30 vezes maior de radiação.

 

Porém, é importante lembrar que o FPS tem como base a vermelhidão da pele, causada principalmente pela UVB. Ou seja, o FPS não mede a proteção contra outras radiações que também causam danos à pele, como a UVA.

 

Além disso, para assegurar a proteção do rótulo, é necessário passar o filtro solar direitinho, na quantidade adequada, reaplicar a cada 2 a 3 horas e após sair do mar ou piscina. Assim, não se engane que com um tapa de filtro solar FPS 90 você estará super protegido para lagartiar ao sol um dia inteiro. 

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags