Hoje é dia de luta: Filtro Solar x Vitamina D

Gente, paz no mundo, por favor! Que a vitamina D é imprescindível para a saúde dos nossos ossos todo mundo sabe. E que o Sol é um importante fator na produção dela também. Então, se eu usar o filtro solar, não vou produzir a vitamina D e vou ficar ruim dos ossos?

 

Não é bem assim.

 

 

 

A vitamina D pode vir dos alimentos e também ser produzida pela exposição solar, mais precisamente da radiação UVB. O fato é que a quantidade da UVB necessária para a produção de vitamina D é muito baixa

 

Estudos comprovam que seriam necessários só 10 min de exposição ao sol com apenas o dorso da mão sem filtro para ter a quantidade de UVB suficiente. E esse estudo foi feito na cidade de São Paulo, com todos aqueles dias cinzas “sem sol” de lá (no solzão da minha cidade, Ribeirão Preto, devem ser segundos!).

 

Outra informação importante, a UVB tem maior incidência ao redor do meio dia. Assim, vamos nos expor ao sol do meio dia? NÃO, NÃO e NÃO. Vamos lembrar que a UVB é a principal causadora do melanoma também.

 

Qual seria a sua escolha?

  1. Aumentar o seu risco de ter um melanoma e envelhecimento precoce da pele, ao se expor ao sol do meio dia sem filtro solar, para ter a sua vitamina D no nível normal

  2. Se expor ao sol de maneira responsável, com filtro solar, e repor a sua vitamina D, se necessário, por comprimidos ou gotinhas.

A minha é sem dúvida a alternativa “B”.

 

Isso se realmente precisar repor, porque a dose de UVB necessária é tão baixa que você já deve ser exposto à ela, mesmo passando o filtro solar do dia-a-dia. A pele e seus ossos podem ficar saudáveis juntos, sem brigas!

 

Paz e bom senso, pessoal!

 

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon