Estou grávida. O que muda na minha pele?

 

O teste positivo traz aquela felicidade (na maioria das vezes). Depois de passado o momento de adrenalina, vêm as dúvidas: e agora? O que será da minha vida (ainda mais se for o primeiro)? Depois de algumas semanas, de uns enjôos e de tardes com muito sono, vem: o que vai acontecer com a minha pele? Será que vai manchar? Vou ter estrias?

 

A gravidez muda a vida inteira e pra sempre. A pele durante a gravidez também muda (mas não pra sempre, na maioria das vezes!). É um verdadeiro boom de hormônios e a pele é sensível a essas mudanças. Uma das primeiras coisas que notamos é o escurecimento de tudo! As aréolas do seio e até pintas antigas do corpo escurecem. Isso é normal e depois que o bebê nasce, volta ao que era antes. Assim como os “penduricalhos’ que podem surgir no pescoço ou nas axilas – os chamados acrocordons. Eles caem, em alguns meses, depois do parto (ou podem ser retirados pelo dermatologista, sem problemas!).

 

Muitas grávidas desenvolvem o melasma, aquelas manchas acastanhadas no rosto. Dá uma tensão, pois muitos dos ácidos usados para o tratamento dele não podem ser aplicados na gestação. Mas, a gestante pode e deve usar o filtro solar com cor. Acontece que o melasma piora com a radiação e até com a luz visível. O filtro com cor ajuda a dar uma segurada. No meio pro fim, pode surgir também aquela linha nigra (uma linha escurecida de fora a fora na barriga). Ela também vai desaparecendo aos poucos após o nascimentos do bebê (mas tenha paciência, porque demora um bocado, viu?)

 

E as estrias? Bom, infelizmente, não tem nada de muito milagroso para as estrias. O que vejo é que, quem tem tendência a ter, terá. Mas, engravidar próximo ou após os 30 anos diminui a incidência das danadas, pois já temos uma flacidezinha que permite à barriga e aos seios espicharem sem estourar as estrias. O que mais ajuda é hidratar a pele e segurar o garfo. Já tem um bebê esticando a sua barriga, se somarmos gordura em excesso, a pele não aguenta!

 

Meu último conselho e o melhor deles: não encane! Use filtro solar com cor, hidrate a pele, controle o seu ganho de peso e curta muito os 9 meses. Passa rápido! E depois a gente corre atrás do que ficou. E pra animar: o cabelo costuma ficar lindão na gravidez! (mas cai bastante depois que nasce, não se assuste… É normal!)

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags