Os 10 Mandamentos da Pele no Verão- parte 1

21/12/2016

 

 

1. Usarás Filtro Solar TODOS os dias

 

Filtro Solar é obrigatório no dia chuvoso, no inverno e especialmente no verão. Precisa usar mesmo se for ficar em casa, não somente para pegar aquela piscina. Embora as lâmpadas comuns que usamos em casa emitam uma quantidade desprezível de ultravioleta, elas são fontes de radiações do espectro visível que também pioram muita doença de pele. Além disso, para aguar aquela plantinha rapidinho no quintal já estamos expostos à danada da ultravioleta. É questão de costume: tira o filtro solar do armário e coloca do lado da escova de dente.

 

 

2. Não tomarás sol entre as 10h e 15h

 

Esse mandamento já era conhecido pelas nossas avós. Mas um montão de gente insiste em deixá-lo de lado. Dá aquela esticadinha na dormida da manhã e chega à praia em pleno meio dia. Cuidado! Das 10h às 15h, é o pico da radiação Ultra Violeta B, a que está mais relacionada ao surgimento do melanoma. Lembrando que no Nordeste, pela incidência dos raios solares, esse horário é esticado das 9h-15h. No horário de Verão, também adicionamos uma horinha nesse intervalo: das 10h às 16h!

 

 

3. Reaplicarás o Filtro Solar a cada 2h.

 

Se passar 1 vez ao dia já era um mandamento difícil de cumprir, imagina esse! Mas é isso mesmo. O Filtro Solar diminui o seu efeito de proteção a cada 2 a 3 horas, ou seja, ele precisa ser reaplicado. Não é necessário lavar o rosto não. Aplica por cima mesmo. Coloca no carro ou na bolsa e tenta reaplicar quando lembrar. 

 

 

4. Aplicarás o Filtro pelo menos 15 min antes de se expor ao sol.

 

Esse tempinho é necessário para ele secar e lhe proteger. Então, nada de chegar à praia e aplicar o filtro. Já saia de casa com ele.

 

 

5. Aplicarás o filtro com o mínimo de roupa possível.

 

Quem nunca ficou com aquela queimadura chata bem na linha do biquini?  O biquini, sunga, short costuma “sambar” no decorrer do dia e deixar exposta aquela área coberta que você não aplicou o filtro solar.  Claro, que no dia-a-dia, por praticidade, podemos aplicar só nas áreas expostas ao sol. Mas para os dias de exposição mais intensa, é preciso passar o protetor no corpo todo do jeito que a gente veio ao mundo (peladão mesmo). 

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags