Meu pé está sempre rachado. É ácido úrico?

 

Calcanhar ressecado é muito frequente de encontrar por aí. As vezes ele resseca tanto que até racha. Será que isso significa que o meu ácido úrico está elevado no sangue? Preciso fazer exame de sangue? Não.

 

Eu não sei da onde isso saiu. Mas ácido úrico elevado não dá pé rachado. Dá gota (aquela inflamação na articulação, geralmente no dedão do pé, que forma uma bola no local chamada tofo), até pedra no rim. Mas não seca o pé. Pés rachados podem ter várias causas que vão desde irritação por produtos de limpeza, alteração dos hormônios, até micose nos pés.  Assim, precisam ser avaliados para se descobrir a causa.

 

De qualquer forma, vão aqui algumas dicas para aqueles calcanhares ressecados:

 

1) Não lave a casa de chinelo. Os produtos químicos entram em contato com os seus pés diretamente naquela água do chão. E eles são os principais vilões, pois levam a uma irritação local que resseca bastante. O ideal (sei que é dificil!) é usar a galocha.

 

2) Deixe o seu pé bem seco depois do banho. Isso evita a proliferação de fungos que causam micose e também dão descamações nos pés, que frequentemente são confundidas com ressecamento. Se for comprovada uma micose, também é necessário fazer um tratamento com anti-fúngico para melhorar.

 

3) Dormir com hidratante nos pés e enrolados por plástico-filme. Esse é para os pés bem secos com rachaduras. O plástico-filme (aquele de comida mesmo!) ajuda o hidratante a penetrar mais na pele, por deixar abafado o local. Mas se a causa do ressecamento não for tratada, o pé volta a rachar depois. Assim, na dúvida, é melhor passar por uma avaliação profissional antes. 

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags