• Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Qual o melhor filtro solar?

 

Você chega na farmácia e vê aquela prateleira lotada de protetor solar. Toque seco, hidratante, com vitamina C, com cor, 30, 50, PPD... e agora? Qual escolher? Qual seria o melhor filtro solar?

 

É muito comum as pessoas dizerem que não usam o filtro solar, pois sentem que ficam meladas ou que ele entope os poros ou mesmo que escorre com o calor. Hoje em dia, encontramos nas farmácias inúmeros protetores solares com propriedades diferentes para cada tipo de gosto. Por exemplo, para peles oleosas é melhor escolher um toque seco ou "oil free". Para as peles mais maduras, que ficam mais ressecadas, os filtros fluidos ou até mesmo em creme. Para os esportistas, existem os que têm uma fixação maior e que são mais resistentes à transpiração. Para os carecas ou mesmo para quem não gosta de aplicar um creme, existe os em sprays. Pra mulherada que vive de maquiagem, os filtros com cor de base ou mesmo em pós compactos são boas opções e super práticos para deixar na bolsa. Tem tanta opção hoje em dia que o que não tem é desculpa para não usar.

 

Mas qual o fator de proteção (FPS) que compro? Quanto mais alto melhor? Não necessariamente. Existem doenças de pele que precisam mesmo de FPS mais altos. Mas via de regra, podemos preferir filtros de FPS 30 a 50. Acima de 50, costuma subir muito o preço e o ganho de proteção solar não acompanha a proporção do custo. Além disso, as pessoas tendem a pensar que estão mais protegidas e que assim podem se expor mais ao sol, o que é um erro. Uma coisa que acontece é que quanto maior o FPS, o filtro costuma ficar um pouco mais grosso, "pesado" na pele e muitos também não gostam disso. Outro ponto importante para se ver no rótulo, é se o filtro escolhido apresenta proteção contra a UVA. Essa é medida pelo PPD e não pelo FPS (O que é FPS?). Um filtro solar bom tem que lhe proteger tanto da UVB,  como da UVA.

 

E escolho o com cor ou sem cor? Os filtro solares com cor (base + protetor solar) costumam proteger mais contra a luz visível (de computador, luz ambiente). Assim, teriam uma proteção a mais. Para quem tem manchas na pele, o filtro solar com cor ajuda mais do que os sem cor (Uso base de manhã. Preciso usar filtro solar?)

 

Assim, o melhor filtro solar é aquele que lhe proteja contra a UVB e UVA e que você goste de usar todos os dias. Já é difícil criar o hábito de usar o filtro solar diariamente, imagina se você não gostar dele. Não vai usar nunca!

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

November 21, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags