Qual a diferença entre botox e preenchimento? - parte 1

 

No meio da enxurada de procedimentos estéticos disponíveis, em um punhado de lugares nos dias de hoje, acabamos achando que tudo serve para melhorar rugas e parecer mais jovem. Acontece que cada procedimento tem a sua indicação e um princípio diferente de ação. Há muita confusão entre o botox e o preenchimento, talvez por serem mais conhecidos no campo da estética. Tem gente que quer fazer botox para o bigode chinês e preenchimento para os pés de galinha. Afinal de contas, para que é que serve cada um deles?

 

(Advertência: vou dividir em dois posts a resposta dessa pergunta para não ficar muito cansativo. E neles, vamos falar do arroz com feijão! Existem técnicas avançadas de aplicação da toxina botulínica e do preenchimento que não serão abordadas por questão didática).

 

A aplicação da toxina botulínica (Botox é marca, como a Coca-Cola; existem várias outras marcas de toxina botulínica hoje disponíveis no mercado), classicamente, é indicada para as rugas das expressões faciais, chamadas de dinâmicas. Sabe aquela testa franzida, o vinco de ficar bravo e os pés de galinha? Vai super bem. Ela é uma toxina, como o próprio nome fala, que é produzida na natureza pela bactéria que causa o famoso Botulismo. Mas, calma! A quantidade usada no procedimento não passa nem perto das doses tóxicas da doença. Ela age relaxando a musculatura e daí a suavização das rugas. Mas... tudo que é bom, dura pouco, não é mesmo? O efeito passa ao redor de 3-4 meses (vai diminuindo aos poucos).

 

São várias injeções em pontos específicos para pegar a musculatura causadora da ruga. A dor da aplicação é bem relativa de pessoa para pessoa. Dá para passar um anestésico em pomada para reduzir o incômodo da picada. A toxina que é colocada, não dá para ser retirada. Se não gostar, vai ter que esperar passar o efeito mesmo... Daí ser legal fazer a aplicação em 2 partes: a inicial e uma complementação depois de 15 dias, quando ela já atingiu o efeito máximo de ação. E isso é importante saber: não adianta correr para fazer o procedimento 1 dia antes daquela festa. O efeito dela só começa após 24h da aplicação e atinge o total em 2 semanas.

 

O relaxamento da musculatura depende da dose de toxina usada. Quanto maior a dose aplicada, mais paralisada fica a musculatura e maior a duração. Porém, mais cara de "frigideira" fica a pessoa, quase sem expressão facial. A arte está em distribuir os pontos e a quantidade da toxina de maneira que a pessoa fique com aquele ar "descansado". O ideal seria você escutar na rua: "Nossa! Como você está bem! O que aconteceu?" e não "Nossa! Você fez botox?".

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags