Você tem melasma?

 

 

Um belo dia, você se olhou com mais atenção ao espelho e viu que apareceram manchas acastanhadas no rosto que não tinha antes. O que é isso?

 

Várias lesões da pele podem dar manchas acastanhadas na face. Uma muito frequente é o melasma. O melasma é uma doença da pele em que ela apresenta uma tendência a manchar com a luz. E por luz entende-se qualquer luz, não somente a do sol: a do ambiente, a do computador e até aquela luz azulada do fogo do fogão!

 

O melasma pode ter influência hormonal. É comum aparecer durante a gestação ou mesmo com o uso de contraceptivos orais hormonais (Estou grávida. O que muda na minha pele?). Além disso, quem tem melasma pode manchar a pele após inflamações. Assim, tem que tratar a pele à pão de ló e ter muito cuidado com irritações, como as causadas por uso de cosméticos e ácidos sem orientação adequada. 

 

E tem tratamento? Sim. Mas não tem cura. É como quem tem pressão alta ou diabetes. Tem que se cuidar sempre para manter a doença controlada. Existem tratamentos que clareiam bastante as manchas. Mas essa tendência de manchar não some. Daí a necessidade de sempre evitar a causa das manchas que é a luz. Gente, mas como isso? Usando filtro solar com cor diariamente e o reaplicando ao longo do dia. O filtro solar protege contra os raios ultravioletas do sol e a cor dele não dá só aquele efeito de base e uma camuflada nas manchas (Qual o melhor filtro solar?). Ela ajuda a proteger a pele da luz visível do dia a dia, que também piora as manchas (Uso base todo dia de manhã. Preciso usar filtro solar?). 

 

Assim, não se empolgue achando que, depois de clarear as manchas com um tratamento adequado, você pode sair de cara lavada na rua. Sem o filtro solar e uma manutenção, infelizmente, vai manchar tudo de novo...

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags