Minha pele está seca. Posso hidratar com óleo?


Nessa época fria do ano, não é só o nariz que sofre com a secura do tempo. A pele também. Fica repuxando, craquelada e em alguns casos começa a coçar e até fazer feridas. Muita gente tem o costume de passar óleo depois do banho para melhorar essa sensação. Será que funciona?


O óleo faz uma barreira de gordura que impede a água sair das camadas mais superficiais da pele. Mas seu efeito de hidratação propriamente dito é pequeno. Os hidratantes são mais completos para esse fim, pois possuem ativos que fazem a barreira, mas também hidratam a pele. É como se dentro do hidratante já tivesse o "óleo"e mais coisas boas para refazer a camada de proteção cutânea. Assim, é melhor optar por um bom hidratante do que um óleo.


Quem tem dermatite atópica ou mesmo quem já tem a pele seca por natureza tem que redobrar a atenção nessa época de frio para que não apareçam as lesões vermelhas e descamativas do eczema, que costumam coçar bastante (5 dicas para cuidar da pele no inverno). Lembrando que, após o banho é a hora ideal para usar o hidratante. Esqueça a bucha do banho, use sabonetes mais neutros e a água morna. Nada de água pelando! Sua pele agradece.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.