• Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Devo tomar o sol do meio dia para produzir a vitamina D?

 

Nessas últimas semanas, ouvi muita gente perguntando sobre a indicação de se expor ao sol do meio dia para produzir a vitamina D. Será que é necessário tomar sol sem filtro solar nesse horário?

 

O que as suas mães falariam? "Sai do sol porque está muito quente!", não é mesmo? Como sempre, elas têm razão. Essa questão da vitamina D, exposição solar e filtro solar é uma briga antiga (Hoje é dia de luta: Filtro Solar x Vitamina D). Mas sempre vamos primar pelo equilíbrio, não é mesmo?

 

A vitamina D pode ser adquirida por alimentos e muito pela exposição solar, especialmente à ultra violeta B (UVB). A UVB tem seu pico de incidência por volta das 12h. Daí a orientação se se tomar o sol do meio dia. Mas é importante saber que essa mesma UVB que faz a vitamina D é a que causa o melanoma, um câncer da pele que mata. Assim, temos que olhar essa recomendação com bastante parcimônia. Que a vitamina D é extremamente importante principalmente para o nosso metabolismo ósseo, nós já sabemos. Mas morrer antes por causa de melanoma também não dá (Câncer de pele mata? )!

 

Daí escutar a mãe. Sol é vida! Mas temos que aprender a se expor a ele de maneira saudável, a fim de se pegar só a parte boa e reduzir os efeitos danosos, como câncer de pele e acentuação de rugas e manchas. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é que se conheçam os níveis individuais de vitamina D e que a reposição oral seja feita com acompanhamento médico.  Ela também incentiva a exposição direta de áreas cobertas, como pernas, costas, barriga, ou ainda palmas e plantas, por 5 a 10 minutos todos os dias, a fim de sintetizar vitamina D, sem sobrecarregar as áreas cronicamente expostas ao sol. Só esse tempinho já tem a dose de UVB para que se produza a vitamina D diária necessária. E não precisa ser o sol do meio dia! 

 

Assim, chegamos ao meio termo: nem se expor demais e de forma imprudente, nem fugir dele. Equilíbrio e bom senso são sempre bons aliados da nossa saúde.

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

November 21, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags