Você tem caspa?


Se você é daqueles que detesta uma camisa preta, esse post é pra você! Nada mais desconfortável do que aquelas caspinhas brancas caídas na blusa escura, não é mesmo? E por que surge isso? Seria falta de higiene?


Não é falta de higiene, não. A mais frequente causa para a indesejada caspa é um quadro chamado de Dermatite Seborreica. Ela dá lesões avermelhadas que descamam e coçam, classicamente no couro cabeludo, cantinho do nariz, sobrancelhas, na pele ao redor dos cabelos e até na região central do tórax. É um processo inflamatório da pessoa mesmo. Não passa para as outras.


Há alguns fatores que pioram o quadro, como temperaturas mais baixas, alimentação muito calórica, estresse, algumas medicações e uma proliferação excessiva de um fungo chamado de Malassezia. Mas, não é uma micose. A Malassezia mora na nossa pele normalmente. No entanto, é visto que, nas pessoas que sofrem com a Dermatite Seborreica, ela acaba proliferando mais e acredita-se que esse aumento possa piorar a inflamação do local.


Infelizmente, não se tem algo que tome, passe ou lave que faça a doença sumir de uma vez. Embora não se tenha uma cura, tem controle. Há tratamentos que buscam amenizar os sintomas e espaçar as crises. Não precisa ficar sofrendo com a coceira e mudar o guarda roupa. Com o tratamento, você pode voltar a usar a camisa preta!

#prurido #coceira #dermatologia #cabelo #inverno #eczema #prevenção #cuidados #dermatiteseborreica

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.