O que são esses penduricalhos no pescoço?

 

Que atire a primeira pedra quem não tem, ou não conhece alguém que tem, pequeninas "bolinhas" marrons, pretas ou até da cor da pele penduradas no pescoço. É muito comum. Tem algumas que são até arrancadas sem querer por colares. Você sabe o que é isso?

 

Embora essas lesões de pele sejam bastante conhecidas, o nome é um bocado estranho: acrocórdons. Esses "penduricalhos" muito frequentes no pescoço e outras dobras de pele, como axilas, nada mais são do que pequenas projeções de pele. Os acrocórdons geralmente têm milímetros de diâmetro. Mas, há lesões parecidas, maiores, que são chamados de fibroma mole.

 

Legal saber que são benignas. Não causam mal à saúde. Só que incomodam, não só pela estética, mas também por serem puxados por roupas e acessórios, o que pode levar a um certo desconforto.  Quem tem pessoas na família com acrocórdons tem mais chance de tê-los. Em alguns poucos casos, eles estão relacionados à resistência à insulina. É comum aumentarem na gestação (fique tranquila que costumam cair após o parto! - Estou grávida! O que muda na minha pele?). Mas na maioria das vezes, não tem relação com doença alguma. 

 

Como tratar? Não tem pomada que tira ou evita de surgir. Quem tem tendência, mesmo tirando, eles voltam com o passar dos anos. E aí se tira de novo. Tirar, não faz proliferar mais. O acrocórdon também não passa para as outras pessoas. Não é verruga viral (O que faço com as verrugas?). Para tirar os tidos "penduricalhos", já vi gente fazer de tudo: fio dental amarrado, alicatinho de unha... Não façam isso, né pessoal? Tem risco de infectar, inflamar e um probleminha pode virar um problemão. Os acrocórdons são lesões superficiais e facilmente resolvidas no consultório do seu dermatologista.

 

Um ótimo 2018 para todos nós!

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon