Vinagre cura fungo na unha?

 

Nada mais chato do que um fungo na unha do pé, não é mesmo? Se paciência fosse algo "receitável", a micose na unha receberia altas doses. Mas como ninguém tem paciência hoje em dia, apelamos para tudo e todos para dar jeito na unha horrorosa. Passamos até vinagre. E funciona?

 

A maioria das micoses da unha, no nosso país, é causada por um fungo chamado Trichophyton rubrum. É sabido que pH ácido, ao redor de 3, mata o fungo in vitro, ou seja, em testes de laboratório. O vinagre é o ácido acético a 5% e portanto, tem o pH ácido. Assim, tem algo de científico nesse uso popular.

 

Acontece que nem sempre se atinge o pH de 3 com as aplicações diárias do vinagre na unha in vivo, ou seja, na unha da pessoa. Tem estudos que mostram que se chega até um pH 4. Desse modo, fungos podem escapar e todo o seu esforço em acabar com a micose ir, literalmente, para o vinagre. Mas, o vinagre e os antifúngicos (medicamentos prescritos por médicos) unem forças para vencer a longa batalha contra os fungos da unha, ao serem usados em conjunto. Ajuda, sim!

 

E qual vinagre usar? Maçã, balsâmico, vinho branco ou estragão? Pode usar qualquer um! O que importa é o pH. Mas antes de ir contar para a sua vizinha que ela tinha razão, saiba que só com ele fica difícil a cura total. Junto com os seus medicamentos para unha fica menos difícil. Mesmo assim, para um tratamento efetivo, vale associar ao vinagre, aos medicamentos e à paciência já falados, uma dose generosa de disciplina para se fazer as aplicações corretas e diariamente.

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags