Pálpebras e esmalte: qual a relação entre eles?

16/04/2018

 

Irritação nas pálpebras é algo bem comum, principalmente no público feminino. Já viu alguém com as pálpebras inchadas, vermelhas, descamantes e coçando um bocado? A primeira coisa que passa na nossa cabeça é uma alergia. Será mesmo? E alergia a quê?

 

Sim. O mais frequente nesses casos é um quadro de dermatite de contato alérgica. Mas, há outras situações mais raras, que podem dar vermelhidão nas pálpebras, como algumas infeções e doenças auto imunes como a dermatomiosite (sempre bom passar por um especialista para verificar).  No caso da dermatite de contato, a grande chave do controle dela (e dificuldade também) é encontrar o causador da alergia. Na pálpebra, a mulherada costuma condenar a maquiagem que usou, como rímel, sombra ou delineador (Maquiagem faz mal?) E com razão! Muitas vezes, desenvolvemos alergia a um conservante ou pigmento que está contido nesses produtos. Mas, pode ser que a causa esteja nas nossas mãos: o esmalte! 

 

É difícil relacionar o esmalte com alergia na pálpebra. Tão distante! Acontece que levamos as mãos nos olhos de forma inconsciente até. E assim, colocamos a pele fina da pálpebra em contato com os químicos que ficam na mão. O mais frequente é o esmalte, mas pode ser resto de produto de limpeza ou até de mesmo de pomadas. 

 

Mas, eu uso esse esmalte há anos, como pode ser ele o causador da minha alergia se antes eu não tinha nada? Essa é outra pergunta frequente. Acontece que a pele vai sendo exposta ao químico repetidamente até se sensibilizar e dar a alergia. Depois dessa sensibilização, se a pele entrar em contato com um pinguinho da substância causadora, vai desencadear todo o processo da alergia.

 

Assim, o tratamento da dermatite de contato alérgico se baseia em descobrir e retirar a sua causa. Testes em casa podem ajudar. Em outros casos, precisamos de exames mais específicos como o teste de contato (Patch Test). Descoberta a substância causadora, deverá ser evitado o contato com ela pro resto da vida! Sim! Se você teimar e se expuser novamente, é bem provável que o quadro todo volte. 

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon