• Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Modismos e a Dermatologia

08/08/2018

 

Tira sarda, coloca sarda. Depila tudo, não depila nada. Alisa o cabelo, enrola o cabelo. A Dermatologia, assim como algumas outras áreas da saúde, dança conforme a música da vez. Seja para deixar a pessoa dentro da moda do momento ou para tentar reverter um problema ocasionado pela adequação a esse padrão. Mas, os modismos passam. E você não.

 

Nessa semana, li uma matéria (de fofoca mesmo) sobre transplante capilar na área íntima de mulheres que se arrependeram da depilação definitiva a laser, buscando o "brazilian wax" (sem pelo nenhum na região pubiana) nos EUA. Parece que, principalmente por conta dos movimentos feministas, a depilação total está "fora de moda" lá, o que fez com que as pessoas a procurassem o transplante para reimplantar o pelo perdido. O mesmo aconteceu recentemente com pessoas tatuando sardas na face para parecerem mais "naturais", como a duquesa Meghan Markle em seu casamento (a dela é real!). A época da pele branquinha à porcelana toda trabalhada na luz intensa pulsada parece estar com dias contados. A primeira mudança nesse sentido talvez tenha sido o da chapinha/ escova progressiva. O cabelo cacheado era tido como feio e todo mundo queria ter o cabelo liso. Hoje não. Muitos estão assumindo os cachos (o que acho muito legal) e outros "criando" os cachos.

 

Deve ser algo humano esse sentimento confortante de fazer parte do grupo. Porém, muitas vezes ele é uma prisão e a busca incessante por esse ideal do que é "bonito" hoje, gera muita infelicidade. Quanto mais formos fieis a nós mesmos, melhor. Mais chance de sermos felizes. Cuidar da pele e da gente como todo, nunca fez mal a ninguém, pelo contrário. O problema são os excessos.Vejo com bons olhos essa tendência de valorizar o natural. Mas, é um paradoxo se buscar o natural de forma artificial. Claro, que no fim o que importa é a nossa saúde e felicidade. Mas é difícil ter os dois seguindo modismos que mudam a toda hora. 

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2018

November 21, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags