Verruga não é sempre uma verruga


O que é, o que é? O que é um pontinho elevado na pele? Verruga, certo? Nem sempre. Temos a tendência de chamar tudo que é elevado na pele de verruga. Acontece que a verruga propriamente dita (aquela muito comum nas crianças), é causada por um vírus HPV. Geralmente, ela têm uma superfície grossa e pode espalhar, além de passar para as outras pessoas.


Então, se tenho uma elevação na pele de superfície grossa é sempre uma verruga? Não. Há também as queratoses seborreicas que também costumam ter a superfície áspera e não são causadas por vírus. São do sol ao longo da vida e do próprio envelhecimento da pele.


Há também elevações com superfícies mais lisas que podem ser mais escuras, mais claras ou da própria cor da pele. São os nevos melanocíticos, ou como são mais conhecidos, pintas. Pinta elevada? Sim. As pintas não são exclusivamente planas. Existem as elevadas.


Então, sempre que eu tiver uma lesão na pele elevada de superfície lisa é uma pinta? Nem sempre. Os cânceres de pele também podem se apresentar assim. Por exemplo, o câncer de pele chamado carcinoma basocelular, classicamente, se apresenta como uma “bolinha” da mesma cor ou mais escura que a pele, de superfície lisa. Ele pode ter uma ferida ou casca em cima ou ser lisinho mesmo.


Resumindo, antes de comprar o seu Pointts ou ácido para verruga na farmácia, é bom garantir que a verruga seja uma verruga de verdade. Se não, você pode só piorar as coisas queimando um câncer de pele. Já diria a Branca de Neve: as aparências enganam!

#verruga #queratoseseborreica #carcinomabasocelular #cancerdepele #pinta #HPV

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon